Como fazer eventos corporativos: As dicas que você precisa saber

blog-post-image

A reta final de todo ano implica em uma grande movimentação de eventos corporativos. As confraternizações e festas de final de ano são uma época intensa para quem trabalha com esse segmento.

Afinal, a cultura organizacional preza fortemente pela interação entre equipe, clientes e mesmo parceiros da empresa. Por isso, caso você não trabalhe com o segmento, saiba que existe um enorme potencial a ser explorado. E, esta época do ano, é perfeita para isso!

Quer saber mais sobre como fazer eventos corporativos? Separamos as dicas certas e que irão ajudar você a construir um excelente evento e construir ou fortalecer seu nome dentro desse universo tão rico de oportunidades.

 

Vamos lá?

 

O que são e quais os tipos de eventos corporativos?

 

Antes de avançarmos para as dicas, você precisa entender claramente o que são esses eventos e quais os seus modelos mais comuns. Bem, quando falamos de corporativo remete-se automaticamente ao mundo de negócios, das empresas, correto?

Bem, em resumo, eles são reuniões que podem ser para confraternização ou de posicionamento estratégico, como o lançamento de uma ideia, produto ou tentativa de conquista de novos investidores.

 

Eles podem ocorrer em forma de :

#Congresso

Este evento é pautado na discussão de temas previamente definidos por grupos que compartilham interesses. Normalmente, são classificados de acordo com a área de conhecimento em questão.

É bastante complexo e, na maioria das vezes, criado por associações, universidades, grupos e categorias profissionais.

 

#Conferência

 

Semelhante a uma palestra, porém com maior grau de formalidade. Conta com a presença de uma autoridade dentro da área em questão.

A organização do evento deve ser bastante cuidadosa já que, nesse formato, apenas a autoridade convidada pode se pronunciar por mais tempo.

 

#Mesa redonda, painel e palestra

 

Esses três tipos de eventos corporativos são mais comuns e também parecidos entre si. Uma mesa redonda funciona mais ou menos como um debate e é necessário que uma tese tenha sido previamente apresentada. Já um painel reúne pessoas que debatem um tema a partir de perguntas do público. E, por fim, a palestra na qual pessoas defendem ideias para uma audiência.

 

#Convenção

 

É um encontro de pessoas com conhecimento ou atividades em comum, como, estudantes, advogados, médicos, etc. Dentro do mundo corporativo são realizadas, com mais frequência, para apresentar grandes novidades ou lançamentos de produtos.

 

#Seminário

 

Já o seminário é um conjunto de palestras que pode durar alguns dias o mesmo semanas. Dentro deste evento acontecem atividades em paralelo que ajudam na capacitação dos presentes.

 

#Social

 

Por fim, há os eventos puramente sociais para funcionários, parceiros e clientes que prezam pela interação e convivência entre os envolvidos no processo corporativo.




E então, como organizar esses eventos?



#Defina qual é o objetivo

 

O ideal é conversar com quem está contratando você e entender o que ele deseja realizar a partir daquele evento: aproximar a marca dos clientes? Divulgar um produto ou novidade? Conseguir novos parceiros? Educar seu público?

Tudo isso irá impactar diretamente na sua organização e comunicação.

 

#Depois pense no dinheiro

 

Com tantas novidades no mercado, você pode inovar de muitas maneiras nesse evento. No entanto, é preciso entender qual o orçamento para a realização dessa atividade em questão e, então, partir daí começar a trabalhar.

 

#Priorize a data, local e horário

 

Principalmente no fim de ano, a disputa por locais se torna intensa, certo? Para realizar o evento corporativo também. Por isso, defina entre os primeiros passos quando, onde e em qual horário o evento irá ocorrer e garanta imediatamente a locação.

 

#Encontre os parceiros certos

 

Tanto para a realização do evento em si, quanto na organização é preciso contar com os parceiros certo. Isto é, busque pessoas influentes que possam comparecer e ajudar a potencializar ainda mais o alcance do evento, como conte com os melhores fornecedores para que não fique na mão!

 

#Divulgue bem

 

Ao contrário dos eventos sociais, os eventos corporativos precisam de muita divulgação, principalmente se envolve venda de ingressos. Por isso, neste segmento, aposte em parcerias com o marketing caso você não consiga cobrir essa função.

 

#Saiba trabalhar o relacionamento com o cliente

 

Por fim, o mais valioso é saber cultivar o relacionamento com o seu cliente e saber se vender, pois todos presentes são potenciais clientes e, nesse segmento, todo mundo sabe quem são as pessoas envolvidas no processo.

 

Além disso, não deixe de pegar também o feedback de quem participou. Assim, você consegue entender o que deu certo e o que ainda pode ser melhorado.




Quer saber mais como ter sucesso na organização de um evento? Conheça a MeEventos e descubra como é fácil organizar eventos quando se tem a plataforma certa. Teste grátis por 15 dias.

 




Comentários

Últimos Artigos

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações