Promotor de eventos ou organizador de eventos: qual a diferença?

blog-post-image

Trabalhando nesse meio, provavelmente você se apresenta com dos dois termos: promotor de eventos ou organizador de eventos. Mas, você sabe se existe alguma diferença de significado entre os termos? E mais, se há, qual seria a apresentação correta para você e seu trabalho?

 Já te adiantamos: tem diferença sim! Muitas vezes os termos são usados como sinônimos, porém a verdade é que um e outro possuem atribuições bem diferentes e participam de fases diferentes de um mesmo projeto.

 Quer saber mais? Confira a seguir um pouco mais sobre o tema!


 

O que faz um promotor de eventos e um organizador de eventos

 Um promotor de eventos é aquele que cria e executa ações promocionais relacionadas ao evento. Como assim? Ele é um representante do cliente, que irá divulgar e ativar aquela atividade realizada. Logo, ele está mais ligado a eventos comerciais, que envolvam conversão de público, convidados e participantes.

 É sua atribuição ainda montar estratégias de desenvolvimento do evento, distribuição de eventuais brindes, sorteios, materiais promocionais, prêmios e tudo o que possa ser relacionado ao evento em si.

 Já um organizador de eventos é o profissional que deve se responsabilizar por toda a produção do evento. Cabe a ele planejar, estruturar, contatar fornecedores, programação, staff, logística e toda parte organizacional que se faça necessária.

 Logo, o organizador é aquele que irá transformar a ideia em realidade e gerenciar todo esse processo de execução.


 

O produtor e organizador de eventos no mercado

 Até aqui, você provavelmente já descobriu qual é a denominação correta para o seu trabalho, não é?

 Para ajudar mais ainda você, listamos também o que ambos perfis precisam para se destacar no mercado e aumentar ainda mais a abrangência de clientes satisfeitos com o trabalho desenvolvido.

 Vamos conferir?

 

Um bom organizador de eventos é:

  • Responsável;
  • Comunicativo;
  • Detalhista;
  • Ágil;
  • Flexível;
  • Criativo;
  • Disciplinado;
  • Líder.

 

Um bom promotor de eventos é:

 

  • Um bom negociador;
  • Tem alto poder de convencimento;
  • Comunicativo;
  • Ampla rede de contatos;
  • Extrovertido.


 

Todo organizador de eventos precisa de um promotor?

Bem, se você é um organizador de eventos e trabalha com produção para o público, ou seja, produz eventos público, com venda de ingressos e necessidade de conversão, é essencial ter um promotor na sua equipe. Afinal, ambos exercem atividades complementares.

Já quando se trata de um evento particular, o serviço de um organizador é o mais indicado, pois ele irá precisar conduzir toda essa estruturação e execução.

Ou seja, estas duas atividades se complementam e trabalham juntas em diversas ocasiões. O que irá determinar a entrada de um ou outro é o perfil do evento e as metas desejadas.


E você, é um organizador de eventos ou um promotor? Comente aqui para gente e conte o que você entende que é o mais único na sua atividade. Aproveite ainda e conheça a nossa plataforma MeEventos, para gestão de todas atividades de um excelente evento, desde contratos, agenda até o clima. Faça o teste grátis!

 




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações