Profissional de eventos: como ser o melhor nesta área promissora?

blog-post-image

Não basta apenas querer fazê-los. É preciso ter conhecimento técnico. Com um mercado cada vez mais qualificado, ser um profissional de eventos exige investimento em carreira e capacitação. 

Comece a pesquisar alguns cursos disponíveis para que você possa desenvolver suas habilidades. Depois disso, veja a reputação destes locais e de qual forma eles são vistos pelas empresas. Afinal, a maioria deles exigem pagamento pelo ensino que fornecem, e você não quer perder tempo e jogar dinheiro fora.

Além de certificados e estudo constante, há mais atributos que tornam o organizador de eventos adequado para a profissão. Esteja, por exemplo, preparado para abrir mão de alguns finais de semana com a galera e com a família. 

São os ossos do ofício!

 No mais, uma coisa é certa: todo e qualquer organizador de eventos deve ser APAIXONADO. Você é uma das pessoas que já foram seduzidas pelo setor? Esse blog foi feito exatamente para você. Confira!

 

Quais são as habilidades exigidas de um profissional de eventos?

Primeiramente, vamos conversar sobre o perfil ideal do profissional de eventos. Em primeiro lugar, lembre-se que quanto mais versátil você for, maiores serão as chances de crescer e fazer carreira. E o bônus disso é uma ótima remuneração.

Equilíbrio, iniciativa, rápido raciocínio lógico, responsabilidade e claro, ORGANIZAÇÃO. Essas são competências fundamentais e nem iremos discuti-las aqui. Que tal sermos um pouco mais profundos e reflexivos?

Na lista abaixo, veja as skills (habilidades) básicas que separamos:

 

  1. Ser multitarefa: um produtor, por vezes, fica responsável por diversas etapas dentro do pré, durante e pós evento. Ter essa flexibilidade de adaptar-se é um ponto muito positivo.
  2. Manter a calma, mesmo quando houver muitos afazeres: há pessoas que só funcionam sob pressão. Para trabalhar com eventos, esse é o perfil perfeito. Não adianta, essa é um características inerente, que você precisa entender e aceitar. Caso contrário, não lhe indicamos essa área.
  3. Gostar de lidar com pessoas: porque é para elas que os eventos são feitos. A tolerância é um bom atributo a ser mencionado aqui.
  4. Ser um solucionador: os problemas acontecem, previstos ou não. O jogo de cintura e a criatividade para contorná-los é requisito fundamental.
  5. Ter capacidade para tomar decisões: claro, quando há autonomia para isso. O medo deve passar longe, e você precisa ser uma pessoa firme diante de uma situação dúbia.
  6. Mostrar-se resiliente: a experiência é fundamental aqui. Mas você já tem uma leve noção se é capaz de crescer através dos erros. Estamos falando de personalidade mesmo. 
  7. Ter espírito de equipe: ela é fundamental para fazer os seus projetos andarem.

 

 

Em quais áreas um profissional de eventos precisa ter conhecimento?

Não necessariamente você precisa atuar em uma empresa direcionada a fazer eventos. De repente, poderá surgir uma oportunidade em uma multinacional que tenha uma área focada no setor, e que não tenha por prática terceirizar. 

Nunca se sabe!

Conforme citamos anteriormente, há algumas áreas nas quais o profissional de organização de eventos precisa ter expertise. 

Não se assuste, o mercado é amplo. O trabalho pode sim ser estressante, ainda mais se você tiver pouca afinidade com aquilo que precisa entregar. Para quem está começando, é extremamente desafiador comprometer-se com algo sobre o qual há pouco ou nenhum domínio.

Por esta razão, estamos aqui lhe falando sobre desenvolvimento.

Prepare-se para:

  1. Fazer diversos planejamentos;
  2. Ficar responsável por todos os estágios organizacionais e administrativos de um determinado evento;
  3. Ter noção de marketing;
  4. Aprender contabilidade e ser muito bom mesmo nisso;
  5. Ser fera na comunicação social.

 

E para fazer tudo isso, você precisa de um auxílio da tecnologia

Seus problemas com sobrecarga irão acabar, quando conhecer a plataforma MeEventos. Pensamos em um sistema de gestão online, com o qual realizar sonhos e construir momentos especiais será ainda mais prazeroso para você. 

Faça o teste gratuito, e descubra que você pode otimizar ainda mais o tempo e motivação da sua equipe.




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações