Origem do Carnaval: 7 histórias para conhecer agora

blog-post-image

Esta é uma das datas mais aguardadas pelo brasileiro. Em muitas culturas espalhadas pelo País, são 365 dias de intensa preparação para deixar a folia colorida e divertida. Entretanto, será que esse feriado tão típico daqui é uma criação nossa? Qual, afinal, é a explicação para a origem do Carnaval?

Ora, há muitas incertezas e diversas teorias ditadas por historiadores do mundo inteiro. Mas, o que podemos categoricamente afirmar neste artigo é que essa narrativa vem atravessando os séculos, relacionando-se a uma incrível diversidade de ritos direcionados às espiritualidades religiosas e pagãs.

Vamos conhecê-los!?

 

Origem do Carnaval vem antes de Cristo?

Para dar início às controvérsias, encontramos relatos de especialistas que associam os ritos carnavalescos a dez mil anos antes de Cristo. Conforme alguns estudiosos, a grande celebração era relacionada aos louvores dos antigos para boas colheitas agrárias

 

A origem do Carnaval ocorreu no Egito Antigo?

Entre pirâmides e esfinges, a origem do Carnaval pode vir dos egípcios. Vestidos com máscaras, em suntuosas festas repletas de danças, a intenção do povo era homenagear a Deusa considerada Mãe do Egito, Ísis e o mais célebre dos animais sagrados, o Touro Apis.

 

Talvez a Roma Antiga tenha dado origem ao Carnaval

Tudo bem, talvez esse não tenha sido o berço do Carnaval, mas sem dúvida alguma foi palco de um dos seus ancestrais mais importantes, as “Saturnais”. A ode era ao Deus Saturno, da agricultura. 

Naqueles tempos, havia uma espécie de carro alegórico semelhante a um navio conhecido como “carrum navalis” ou “carro naval”, termo que em muito lembra a expressão usada atualmente.

 

A Grécia também tem suas contribuições 

O povo grego festejava a volta da primavera e fazia majestosos cultos ao Deus Dionísio. Sendo assim, alguns pesquisadores dizem que foram eles a darem início às festividades que tornariam-se a folia que conhecemos.

 

Uma celebração pré-penitência no catolicismo

Apesar de tantas crenças espalhadas pela Terra, a mais difundida refere-se às atividades incorporadas pela Igreja Católica durante a Idade Média. Muitos acreditam que expressão Carnaval seja originária de “carnem levare”, que significa “retirar ou ficar livre da carne”. 

 Nos ritos do catolicismo, as festividades antecediam um longo período de restrições e penitência, popularmente conhecido como Quaresma.

 

E por que existe essa grande variação de data?

Sua ligação se dá diretamente com a Páscoa, que por sua vez ocorre após a primeira Lua Cheia de outono (na Hemisfério Sul). Ciente desta data, o cálculo é o seguinte:

No calendário, retrocede-se 46 dias, os quais correspondem aos 40 da Quaresma, somados aos seis da semana Santa. Dessa forma, descobrimos a quarta-feira de cinzas do ano em vigência. 

 

Quando o Carnaval chegou ao Brasil?

Com influência portuguesa (claro, já fomos Colônia daquele País), inicialmente o Carnaval era conhecido por aqui como “Entrudo”. A chegada da família real em terras tupiniquins é considerada a primeira festividade, pois o povo saiu pelas ruas brincando, dançando e vestindo máscaras.

 

Quer ver quais outros pontos marcam essa linha do tempo? Acompanhe neste breve resumo:

 

  • Os primeiros carros alegóricos chegaram aqui no Século XVIII, para celebrar o casamento de Dom João com Carlota Joaquina;
  • O carnaval carioca teve como precursor o Zé Pereira (tocador de bumbo). Seus sucessores são a cuíca, o reco-reco, o tamborim e o pandeiro que acompanhavam os blocos e hoje animam as escolas de samba;
  • Antes das Escolas de Samba, existiam os Cortejos Carnavalescos, chamados de “sociedades”;
  • No século XIX surgem misturas de ritmos, que mais tarde dariam vida ao samba. A dança era tida como africana. Mais tarde essa seria uma arma pela democratização e estaria entre os ritmos da MPB;
  • Uma das músicas mais populares do Carnaval, “O Abre-Alas”, de Chiquinha Gonzaga, é um marco para a popularização da folia no Brasil;
  • No início do século XX, surgem as matinês;
  • Em 1928 aparece a primeira Escola de Samba;
  • Em 1984 é inaugurado o Sambódromo, no Rio de Janeiro.
  • Hoje, essa é a maior festividade brasileira.

 

_

Satisfeita a curiosidade sobre a origem do Carnaval, agora você precisa conhecer a MeEventos. Com ele você e sua equipe têm a gestão online de sua empresa na palma da mão. Teste grátis, e surpreenda-se com a agilidade em seus processos.




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações