Bodas de casamento: o que você precisa para organizar um evento desses

blog-post-image

Bodas de casamento são, em resumo, uma renovação dos votos realizados pelo casal no dia do seu casamento. É uma oportunidade de reviver aquele grande dia e celebrar a construção dessa união. A cada ano elas têm um significado diferente e, por isso, você precisa entender bem do assunto na hora de produzir um evento para celebrar as bodas.

Mas fique tranquilo. A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre as bodas de casamento e as principais dicas para tornar esse evento ainda mais especial para aquele casal e as pessoas importantes para eles.

Vamos lá?

 

As bodas de casamento

Essa é uma tradição que iniciou na Alemanha e acabou se espalhando pelo resto do mundo. Nesse país, era comum entregar coroas de prata aos casais que completavam 25 anos de casados e de ouro quando faziam 50 anos.

Hoje elas existem desde o primeiro aniversário de casamento até o centésimo, tendo cada uma elemento diferente. Confira as principais:

1 ano: papel

5 anos: madeira

10 anos: estanho

15 anos: cristal

20 anos: porcelana

25 anos: prata

30 anos: pérola

35 anos: coral

40 anos: esmeralda

45 anos: rubi

50 anos: ouro

55 anos: ametista

60 anos: diamante

65 anos: platina

70 anos: vinho

75 anos: brilhante

80 anos: carvalho

85 anos: girassol

90 anos: álamo

95 anos: sândalo

100 anos: jequitibá


Você deve estar se perguntando qual a lógica ou, se há uma. E tem sim: a ideia é que a cada ano se escolha um material mais resistente que o anterior. Tudo isso para simbolizar o fortalecimento do casamento. Logo, as bodas representam a solidificação da união com o passar do tempo, se tornando mais estável e madura.


 

Como organizar um evento de bodas de casamento

Existem inúmeras maneiras de comemorar a passagem de mais um ano da união do casal. Para aqueles que optam por um evento e buscam uma equipe para executar, cabe a estes honrar esse momento especial.

Uma forma bastante característica de fazer isto é retornando até a igreja ou local no qual a cerimônia foi realizada. E, depois, partir para a comemoração em si. Veja os detalhes de cada uma das principais bodas!

 

Para celebrar: bodas de papel

Estas são as bodas do primeiro ano de casamento. O papel representa a fragilidade e também flexibilidade, ou seja, ainda estão se descobrindo e descobrindo a relação.

Como este é o primeiro ano, há muita empolgação do casal em comemorar e recriar aquela data tão especial, o que deixa para os organizadores de eventos muitas opções. Um dica legal é aproveitar o tema, ou seja, o papel, para a decoração ou de alguma forma que esteja presente nessa celebração.

 

Para celebrar: bodas de madeira

Bodas de madeira é comemorada aos cinco anos de união. O material representa que a união está se tornando mais sólida e criando raízes. 

Para este caso, também é válido investir no material tema como desdobramento para o tema da celebração. Tanto no espaço físico, algumas peças de decoração ou de lembrancinha. 

 

Para celebrar: bodas de cristal

Aos 15 anos de união o casal comemora as bodas de cristal. Aqui, ele representa a cumplicidade e transparência e indica que o relacionamento deve ser baseado em sentimentos nobres e de confiança.

Para esta comemoração, uma dica legal é recriar o grande dia e apostar em peças-chave ligadas ao cristal, podendo ser a louça ou vidro, na decoração, por exemplo.

 

Para celebrar: bodas de prata

Uma das mais tradicionais, as bodas de prata ocorrem aos 25 anos de matrimônio. Por isso, o símbolo é a prata, indicando o amadurecimento de ambos.

Normalmente, esta é uma data comandada pelos filhos. Eles irão tomar a iniciativa de proporcionar este momento de felicidade aos pais. Por isso, os convites costumam apresentar o nome dos filhos antes e, somente abaixo, o do casal.

Este é um marco e normalmente se comemora à altura.

 

Para celebrar: bodas de ouro

Uma das mais especiais junto com a anterior é de 50 anos. Enquanto bodas de ouro, representa a estabilidade e força daquela união por toda uma vida. Pelo objeto, representa ainda a riqueza e fartura, principalmente de histórias, amor e entes queridos.

Normalmente, assim como no caso anterior, é organizada pelos filhos. A decoração aposta no dourado e também há o momento de troca de alianças simbolizando a renovação dos votos.


 

É hora de comemorar

Com essas dicas você já tem um norte na hora de organizar um evento de bodas de casamento. Claro, para tornar isso tudo mais fácil, utilize a MeEventos. Essa plataforma é altamente preparada para tornar seu dia a dia mais simples e otimizado. Faça o tese grátis e comprove!




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações