7 livros que todo organizador de eventos precisa ler

blog-post-image

Todo projeto requer um grande conhecimento nas áreas de planejamento e organização. Essas atividades possuem um peso chave para o sucesso da atividade e também da empresa, por isso é preciso buscar todo o tipo de conteúdo, cursos e formações para se manter em dia com as tendências e novidades com relação a técnicas e estratégias. O profissional de eventos é um que precisa ter a organização como prioridade, pois sem ela seus projetos tendem a ser um grande fracasso. 

Pensando nisso, listamos 9 livros que todo organizador de eventos precisa ler e conhecer para renovar seus conhecimentos e amadurecer seus projetos. Confira!

 

9 livros que todo organizador de eventos precisa ler

#1 Organização de eventos: procedimentos e técnicas, por Marlene Matias

Neste livro, Marlene Matias apresenta a evolução dos eventos e sua contextualização no turismo atual, abordando o surgimento o turismo em eventos, assim como vários conceitos e estratégias para o desenvolvimento da atividade, trazendo principalmente aspectos teóricos e práticos para seu planejamento e organização.

 

#2 Planejamento Estratégico de Eventos. Como Organizar Um Plano Estratégico Para Eventos, por Helio Afonso Braga de Paiva, Marcos Fava Neves

O livro entrega ao leitor um roteiro para estudo ou aplicação do processo de planejamento estratégico em eventos. Aborda ainda exemplos de ações fundamentadas em teorias apresentadas e contextualizadas em um processo de planejamento estratégico de eventos para o Brasil. Além disso, traz teorias em uma estrutura que pode ser utilizada como livro-texto ou manual para realização de processo de planejamento estratégico em empresas de evento.

 

#3 Gestão Estratégica de Eventos. Teoria, Prática, Casos e Atividades, por Maria Cecília Giacaglia

Neste livro você irá encontrar várias ferramentas para a gestão da área de eventos, considerando-os de forma integrada à estratégia das empresas. Contribui ainda para a valorização do setor de eventos e seus gestores, mostrando que essa atividade é cada vez mais necessária e importante para as empresas.

 

#4 Organização de Eventos – Teoria e Prática, por Maria Cecília Giacaglia

Outra obra de Maria Cecília Giacaglia que deve estar na sua lista. Principalmente, por oferecer uma visão teórica geral sobre eventos, analisando as vantagens e desvantagens da contratação de empresas especializadas na organização. Além disso, ele apresenta diferentes tipos de eventos, seus objetivos e, principalmente, mostra o passo a passo de como planejar e organizar eventos.

 

#5 Eventos: Planejamento, organização e mercados, por Tony Rogers, Vanessa Martin

Nesta obra você irá se deparar com uma descrição do cenário e estrutura básica do turismo, dos eventos e do Convention & Visitors Bureau, citando as características dos principais parceiros e associações da área; os principais conceitos do marketing, do marketing de destinos e do planejamento de congressos e conferências (com visão gerencial e prática). Explica também sobre os aspectos da negociação e da inovação de produtos turísticos e de eventos focados para os clientes, bem como as tendências globais (sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, procurement, ROI etc.).

 

#6 Eventos, por Waldyr Gutierrez Fortes, Mariângela Benine Ramos da Silva

 

Conheça a partir deste livro um roteiro abordando a técnica de planejar e organizar eventos. Baseados em décadas de experiência e utilizando uma linguagem didática, os autores mostram como otimizar os eventos com clareza de objetivos, sem desperdício de recursos e energia e, principalmente, focando no detalhamento dos passos envolvidos e nas decisões a tomar.

 

#7 Administração de Eventos, por Alexandre Shigunov Neto, Viktor Shigunov

A tarefa de gerir um evento vai muito além do seu período de duração. É o caso dos Jogos Olímpicos, que para o público, duram duas semanas. No entanto, para os organizadores e competidores, é um trabalho de 8 ou 12 anos, que se inicia quando uma cidade decide candidatar-se a sediar o evento e segue até que ele se concretize. Mesmo depois da cerimônia de encerramento, ainda há trabalho a fazer. Também um congresso científico, que ocorre em poucos dias, normalmente, requer cerca de dois anos de organização. Este livro trata sobre como empreendimentos como esses, dada a sua importância, tornaram-se atividades que devem ser desempenhadas dentro dos mais elevados padrões de profissionalismo.

 

Quer saber mais sobre como melhorar os processos de gestão dos seus eventos? Acesse a plataforma MeEventos e teste grátis!




Comentários

Mantenha-se atualizado com nossas novidades, ideias e atualizações